Acessibilidade: A+ / A-

Artigos

Problemas que podem afetar sua visão

23/12/2010 - Site www.uniaodecegos.com.br

RETINOPATIA DIABÉTICA

Atinge frequentemente as pessoas que são diabéticas, devido ao aumento de açúcar no sangue. Pode afetar várias partes do organismo, inclusive os olhos, e levar à cegueira por várias maneiras:

  1. Formação de catarata
  2. Descolamento de retina
  3. Glaucoma
  4. Hemorragia de fundo de olho.

DESCOLAMENTO DE RETINA*

É uma doença que pode ocorrer por traumatismo (batida), diabetes ou por alguma hemorragia na vista. Mas, na maioria das vezes, é decorrente do envelhecimento das pessoas. Os sintomas mais comuns são:

  1. Visão turva
  2. Sensação de um véu passando de cima para baixo em torno do olho.

(*Retina é a camada do olho que percebe a luz)

CATARATA

É uma doença que dificulta a visão, pois a pupila (menina dos olhos) torna-se opaca e esbranquiçada (a pessoa passa a ver vultos como uma névoa). Atinge geralmente pessoas acima dos sessenta anos de idade. Antes disso uma pessoa pode ter catarata por várias causas, como:

  1. Diabetes
  2. Glaucoma
  3. Acidentes como batida no olho
  4. Trauma de crânio.

O uso de colírio não ajuda na cura da catarata. Na maioria das vezes, ela estaciona num ponto em que não é necessário cirurgia. A catarata congênita atinge crianças recém-nascidas, cujas mães tiveram alguma doença na gravidez, como rubéola, toxoplasmose ou sífilis.

AMBLIOPIA

Ocorre quando a visão, especialmente das crianças, é baixa e insuficiente em um olho ou nos dois. Isso pode acontecer mesmo a vista estando aparentemente normal. A principal causa que leva à ambliopia é o ESTRABISMO. O diagnóstico é fácil e o tratamento é simples. O oftamologista mede separadamente a visão de cada olho e indica o uso de um tampão (oclusão) no olho bom, para forçar o olho mais fraco a enxergar mais.

Conforme o caso, pode ser necessário o uso de óculos. A ambliopia atinge quatro em cada cem crianças, so que a metade delas são estrábicas. Esse mal deve ser descoberto e tratado desde cedo, antes da idade escolar, quando a visão está se desenvolvo.

GLAUCOMA

É uma doença causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Geralmente seu desenvolvimento não apresenta sintoma e, quando a pessoa vem a sentir diminuição da visão ou do ocular, a doença já está instalada.

Atinge pessoas com idade acima de trinta e cinco anos e o diagnóstico se faz através da medição da pressão do olho por um instrumento adequado, num exame rápido e indolor. Quando o glaucoma é descoberto logo no início, o tratamento é eficaz e a doença é controlada com o uso de colírio recomado pelo médico, impedindo a sua evolução até a cegueira.

O "glaucoma congênito" é uma outra forma de glaucoma que atinge as crianças recém-nascidas.

CONJUNTIVITE

É uma infecção nos olhos provocada por fatores externos (pó, fumaça, substâncias irritantes, vírus e bactérias), que se caracteriza por sensações de areia nos olhos, purgação (a pessoa amanhece com os olhos grudados), dificuldade de abrir os olhos na claridade, lacrimejamento e, as vezes pálpebras inchadas.

Deve-se tomar cuidado para evitar que se contamine o outro olho e as toalhas devem ser de uso individual e estarem limpas.

Melhora do quadro com o uso correto do medicamento indicado pelo oftalmologista em sete dias.

PTERÍGEO

É uma doença que surge nos olhos com o aparecimento de uma pele fina em cima do branco dos olhos (esclerótica) que vai cresco em direção à menina dos olhos (pupila), causando geralmente ardor e queimação, deixando a vista incomodada quando exposta ao sol.

A tência é que ela cresça lentamente e estacione, não havo necessidade de cirurgia.

Essa doença atinge principalmente pessoas que trabalham em locais com muito sol, vento ou poeira.

» Ver outros artigos  |   » Imprimir