A União de Cegos D. Pedro II – UNICEP, é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, com sede em Vila Velha-ES, fundada em 01 de dezembro de 1979, por um grupo de pessoas cegas para desenvolver atendimentos de habilitação e reabilitação, assim como ações de profissionalização, educação especial, saúde, esporte, promoção e inclusão social de pessoas cegas e de baixa visão.
Em sua primeira década de existência a diretoria preocupou-se em implantar sua sede e aumentar o cadastro de pessoas cegas do município de Vila Velha e todo o Estado do Espírito Santo.
Neste período ainda foram implantados alguns serviços pioneiros no município em benefício deste segmento, como a primeira sala de recurso de Educação Especial, atividades esportivas, inclusive desenvolvendo a primeira bola adaptada para FUTSAL e atendimento de Assistência Social.
Em parceria com órgãos do Governo Estadual foram ministrados cursos de qualificação para professores de Educação Especial na área de deficiência visual, aumentando o número de professores em atendimento a alunos cegos e de baixa visão em todo o estado. Outras parcerias foram desenvolvidas beneficiando pessoas com deficiência visual com acesso ao mercado de trabalho.
Nos anos seguintes os dirigentes da UNICEP tiveram participação importante na política nacional participando de fundações de organizações nacionais de cegos na área esportiva e de defesa e direitos.
A partir de 1990, a UNICEP ampliou suas instalações criando serviços de reabilitação profissional com ações produtivas e cursos profissionalizantes. Estes programas foram desenvolvidos em parcerias com órgãos públicos e empresas privadas, beneficiando pessoas com deficiência visual de todas as regiões do Espírito Santo.